Maná da Segunda

Maná da Segunda - Não Deixe as Pessoas ou Circunstâncias Roubarem sua Alegria



Por Jim Mathis

Às vezes, ouvimos as pessoas falarem sobre a importância de encontrar o emprego que amam. Isso pode ser um pouco valorizado demais, mas é importante fazer coisas que não destruam a sua alegria, o seu senso de satisfação e significado. Você pode estar desempenhando um trabalho físico que não é muito divertido o dia inteiro, mas chegar em casa cansado sabendo que realizou um trabalho útil pode ser a sua recompensa. 

Ao longo dos anos realizei vários trabalhos e estive envolvido em diferentes tipos de negócios. Das coisas que se revelaram ser assassinas da alegria eu me determinei a sair o mais rápido possível. O trabalho que achei ser o mais agradável tem sido aquele que me capacita a contribuir com a vida de outras pessoas.

Atualmente passo a maior parte do meu tempo restaurando velhas fotografias. Isso é muito recompensador, especialmente uma vez que eu não apenas aprecio o trabalho, mas também gosto de ouvir as histórias das pessoas por trás de suas fotos. Eu também faço muitos retratos. Eu amo pessoas e acho prazeroso ajudá-las a exibir o seu melhor. 

Eu também tenho um trabalho temporário fazendo declaração de renda, preparando as declarações das pessoas para restituição de impostos. Sentar-me com elas, conhecê-las e ajudá-las na tarefa anual de preencher suas declarações vale muito a pena, é conduzi-las através de um processo que pode ser bastante confuso. Durante anos administrei uma cafeteria local, não apenas dando às pessoas a possibilidade de apreciar suas bebidas favoritas cafeinadas ou descafeinadas, mas também criando um ambiente no qual pudessem relaxar e interagir com outros de maneira significativa e até mesmo transformadora. 

De vez em quando, porém, tenho me envolvido com algo que inicialmente pode ter parecido bom, mas logo me dei conta de que era a decisão errada. Eu poderia ter ficado e me sentido infeliz ou decidido sair na primeira oportunidade. Na maioria das vezes, escolhi a segunda opção.   

A escolha entre cumprir um tipo de compromisso ou deixar a situação o mais breve possível pode ser difícil de fazer. Às vezes, podemos apenas nos conformar e aceitar sem reclamar, permanecendo firmes e determinados por um breve período. Outras vezes, entretanto, o melhor é reconhecer que a situação não proporciona nenhum ganho e dar adeus o mais amigavelmente possível se acharmos que a situação está roubando nossa alegria, paz, amor ou senso de humor. Eu geralmente tenho achado princípios da Bíblia que ajudam a avaliar essas difíceis decisões: 

Deus criou o trabalho para o nosso bem.  Algumas pessoas encaram o trabalho como um “mal necessário”, mas desde o princípio o Senhor ordenou o trabalho para prover nossas necessidades diárias e nos dar um sentimento de importância e realização. “Deus os abençoou [a Adão e Eva] e lhes disse: ‘Sejam férteis...Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu...Eis que lhes dou todas as plantas que nascem em toda a terra e produzem sementes, e todas as árvores que dão frutos com sementes. Elas servirão de alimento para vocês.’” (Gênesis 1:28-29). 

A rebeldia do homem tornou o trabalho difícil.  A desobediência de Adão e Eva comendo do fruto da árvore proibida teve consequências, inclusive tornando o trabalho mais árduo de realizar e mais desafiador. “...maldita é a terra por sua causa; com sofrimento você se alimentará dela todos os dias da sua vida...Com o suor do seu rosto você comerá o seu pão...” (Gênesis 3: 17-19). 

O trabalho é recompensador quando feito pelas razões certas.  O trabalho pode ser prazeroso e recompensador, se nos conscientizarmos de para quem, em última instância, nós estamos trabalhando, e que Deus nos equipou com certas habilidades e dons. “Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens,” (Colossenses 3:23). 

Próxima semana tem mais!

Texto de autoria de Jim Mathis, dono de um Estúdio de Fotografia em Overland Park, Kansas, USA, especializado em trabalhos corporativos, comerciais e artes dramáticas. Também dirige uma Escola de Fotografia. Jim é autor de "Câmaras de Alto desempenho", livro para pessoas comuns sobre fotografia digital. Foi dono de uma Cafeteria e Diretor Executivo do CBMC, em Kansas City, Kansas, Missouri. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de Juan Nieto (jcnieto20@gmail.com)..

MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2023 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL.

Questões Para Reflexão ou Discussão  

1) Não importa que tipo de trabalho façamos, sempre haverá alguns elementos que não apreciamos. Mas, como já foi dito, “Se você faz algo que aprecia, jamais terá que “trabalhar” outro dia em sua vida.” Você está encontrando satisfação e realização no trabalho que realiza hoje? Explique sua resposta.

2) Se você acha que o seu emprego ou vocação atual não está lhe dando o sentimento de alegria e realização que gostaria, quais opções estão disponíveis para você? Se deixar o seu emprego atual não é uma dessas opções, quais seriam algumas das coisas que você poderia fazer para tornar o seu trabalho mais significativo?

3) O autor escreve que o trabalho que achou mais prazeroso e realizador envolveu interagir com e servir outras pessoas, trabalhando de forma a beneficiá-las. Como podemos encarar nosso trabalho de modo similar, focando no serviço que podemos prestar às pessoas? 

4) O que você acha que quer dizer “trabalhar como para o Senhor, e não para os homens (as pessoas), como afirma Colossenses 3:23? 

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Provérbios 18:9; Eclesiastes 2:24-26; 3:22; 5:18-19; Efésios 6:5-7; Colossenses 3:17, 24. 

                                                                                                                           Desafio

Desafio: Se você acha que o seu trabalho está “roubando sua alegria”, a quem você poderia procurar para discutir isso, em busca de sabedoria para saber como pode usar as habilidades e dons que lhe foram dados por Deus para servir a Ele e às pessoas de maneira significativa? Se você de fato encontra muita alegria em seu trabalho, ore sobre como poderia oferecer encorajamento a um indivíduo específico que não está tendo essa experiência no presente.

 


Veja mais Maná da Segunda