Maná da Segunda

Maná da Segunda - O Dilema do Envelhecimento



Por Jim Langley

Para empresas e líderes profissionais em muitas nações, a questão do envelhecimento de empregados tem se tornado um assunto importante a ser discutido. Em alguns países, como os Estados Unidos, a média das pessoas no mercado de trabalho está envelhecendo. Algumas companhias têm limites de idades estabelecidos para aposentadoria obrigatória, mas será que o direito das pessoas de prorrogar sua carreira deveria ser limitado por um número arbitrário? 

Minha experiência tem me ensinado que a idade de uma pessoa nem sempre é um meio justo de avaliar o valor de alguém no mercado de trabalho. O que todos nós precisamos considerar é a capacidade individual de cada pessoa de servir de modo apropriado em seu papel específico com competência. Sendo um veterano no ramo de seguros, por exemplo, eu sei que minha profissão requer acuidade mental e alguma resistência física. 

Cheguei ao ponto em minha carreira de 40 anos lidando com seguros onde estou receptivo à ideia de “passar o bastão” a uma pessoa jovem e competente. Entretanto, também sei que Deus me abençoou com longevidade e mente sadia. Na verdade, acredito que alguns dos meus anos mais produtivos ainda estão adiante de mim. Esta jornada presente tem sido divertida, e aguardo ver para onde Deus me levará no futuro. Se você está aposentado, espero que tenha encontrado usos produtivos para o seu tempo. Eu, porém, ainda não estou pronto para uma vida de lazer. 

Como um seguidor de Jesus Cristo e leitor persistente da Bíblia, tem me impressionado a vida longa de dois homens que permaneceram dedicados a Deus durante a jornada de 40 anos dos israelitas no deserto. Josué e Calebe, representando as tribos de Efraim e Judá, juntamente com 10 outros homens foram enviados para espiar a Terra Prometida, conforme narrado em Números 13. Somente eles retornaram da missão secreta com um “relatório minoritário” positivo, dando um entusiasmado resumo a Moisés e aos israelitas sobre o que viram durante sua missão. 

Josué e Calebe também foram os dois homens que Deus chamou para liderar o remanescente dos israelitas até Canaã para reivindicar a terra para o Seu povo escolhido. Os outros espias foram proibidos de entrar na Terra Prometida. “Como não Me seguiram de coração íntegro, nenhum dos homens de 20 anos para cima que saíram do Egito verá a terra que prometi sob juramento a Abraão, a Isaque e a Jacó, com exceção de Calebe... e Josué, que seguiram o Senhor com integridade de coração.” (Números 32:11-12). 

Josué e Calebe estavam ambos com seus 80 anos de idade quando cruzaram o rio Jordão e ambos viveram bem, ultrapassando os 100 anos!  Durante aqueles anos, Israel conquistou a maior parte da terra que Deus lhes tinha prometido e o povo floresceu. Esses homens foram líderes efetivos que certamente amaram o Senhor, liderando os israelitas em muitas vitórias e poucos reveses, conforme os israelitas seguiam fielmente o seu exemplo. 

Ambos os homens foram guiados pelo Espírito de Deus e demonstraram força espiritual, mental e física, o que os capacitou a liderar a inconstante multidão de israelitas. Essa mesma força espiritual, mental e física está disponível hoje a cada um de nós que deposita sua confiança no Senhor, não importando se somos jovens apenas iniciando nossa carreira, estamos no meio do caminho ou perto de concluir nossa vida de trabalho. 

Se o Senhor lhe deu longevidade e o abençoa com a necessária força espiritual, mental e física, Ele espera que você permaneça fiel e obediente em quaisquer circunstâncias em que se encontre. Deus tem um plano maravilhoso para os que permanecem obedientes até o fim. 

  Próxima semana tem mais!

Texto de autoria de Jim Langley, agente e perito em seguros de vida (CLU), da New York Life, desde 1983. Membro ativo do CBMC Santa Bárbara, Califórnia, desde 1987. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto.

MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2024 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL

Questões Para Reflexão ou Discussão  

1) Se alguém lhe perguntasse: “Quando uma pessoa está velha demais para continuar trabalhando?”, como você responderia?

2) Sua companhia ou organização tem ou sugere uma idade para aposentadoria obrigatória? Você pensa que em certas profissões limites de idade deveriam ser estabelecidos devido a suas exigências específicas? Nesse caso, quais são elas e por quê? 

3) Quais seriam os benefícios de se permitir que as pessoas continuem a desempenhar seus papéis atuais contanto que elas tenham a força física, mental e espiritual necessárias para cumprir com suas responsabilidades? 

4) Em sociedades onde uma parcela significativa da força de trabalho está envelhecendo, quais seriam as “desvantagens” de ter as pessoas se aposentando cedo demais, seja por escolha própria ou decisão corporativa? Você pode pensar em alguém em sua organização que poderia servir no tipo de papel desempenhado por Josué ou Calebe? 

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas com o tema sugerimos: Números 8:26; Provérbios 27:17; Eclesiastes 3:1-8; 4:9-12; Atos 11:30; I Timóteo 3:1-10; 5:17. 

Desafio

Dois dos maiores recursos disponíveis, mas geralmente não utilizados no ambiente de trabalho atual são, sabedoria e experiência. Estas são qualidades que trabalhadores mais velhos geralmente têm em abundância. Se você é um deles, deveria procurar de forma intencional e ativa formas de compartilhar o que aprendeu com outras pessoas. Se você é um trabalhador jovem, deve se beneficiar grandemente por passar seu tempo com um colega mais experiente. Esta semana, pense em modos de poder começar a compartilhar sua experiência e sabedoria, ou encontrar uma pessoa que possa ensinar e mostrar a você o que ela aprendeu. 

 


Veja mais Maná da Segunda