Maná da Segunda

Maná da Segunda - O Que Impede Você?



Por Rick Boxx

Ocasionalmente, pessoas ligam para falar comigo sobre dificuldades em seus negócios que as deixam confusas. Elas têm um bom produto, possuem as habilidades exigidas pelo seu ramo de atividade e se sentem vocacionadas para fazer o que estão fazendo, mas parecem não prosperar. Elas estão dando um jeito de sobreviver, mas descobrem que são incapazes de serem bem-sucedidas.   

Por ter me sentido assim em minha própria experiência empresarial, sou capaz de apontar-lhes uma direção que pode parecer desconfortável; é como se olhar no espelho. Muitas empresas possuem os ingredientes necessários para terem sucesso, mas alguma coisa continua a impedir que isso aconteça. Às vezes é o medo, a relutância em assumir os riscos necessários para um maior crescimento e desenvolvimento. Outras, é a falta de autoconfiança ou dar ouvidos aos ecos de palavras desencorajadoras ou humilhantes que ouviram no passado.  

Palavras negativas a respeito de si mesmo são um inimigo formidável quando se tenta construir um negócio. Entretanto, penso que seria seguro dizer que todas as pessoas que já alcançaram sucesso – sejam elas um inventor, inovador, visionário ou líder em qualquer esfera – tiveram que vencer tanto o medo quanto memórias de fracassos passados.  

Temos o exemplo clássico dos irmãos Wright, frequentemente ridicularizados devido a sua ideia de que era possível para o homem voar, e também Thomas Edison, cujo sucesso pela invenção da lâmpada elétrica veio somente após ele ter falhado centenas de vezes. Se eles tivessem dando ouvidos aos maldizentes ou perdido a confiança devido aos fracassos passados teriam interrompido bruscamente sua busca pelo sucesso.   

Assim como tentar dirigir um carro olhando fixamente o espelho retrovisor, na vida, olhar continuamente para trás afeta severamente nossa capacidade de seguir adiante.  Jesus Cristo falou a alguns de Seus discípulos sobre a importância do compromisso decidido de segui-Lo. Ele disse: “...Ninguém que põe a mão no arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus.” (Lucas 9:62). É difícil caminhar em linha reta quando estamos constantemente olhando para ver o que está atrás de nós.  

Assim sendo, como podemos transformar algo que sabemos ser um bom produto, juntamente com as habilidades que temos e a paixão pelo que estamos fazendo em sucesso? Penso que outra passagem da Bíblia nos fornece a resposta. Romanos 12:2 apresenta esta receita: “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação de sua mente...”

O mundo a nossa volta está prontamente disposto a nos dizer que não podemos ser bem-sucedidos, que o que estamos tentando fazer é tolice e está condenado ao fracasso.  Podemos carregar conosco memórias da infância – memórias de declarações ásperas e mesquinhas que nos convenceram de que nossas esperanças e sonhos jamais seriam conquistados e estariam sempre fora do nosso alcance. 

Não mergulhe no passado. Precisamos nos desfazer desse “lixo” mental. O melhor jeito de fazer isso é pedir a Deus que ajude na renovação de sua mente, e o capacite a alinhar-se com aquilo que Ele vê como seu potencial. Concentre o foco naquilo que Ele diz sobre você e no que Ele deseja fazer em você e por você.  

Escrevendo acerca das muitas dificuldades que teve que vencer, o apóstolo Paulo afirmou: “Tudo posso nAquele [Cristo] que me fortalece.” (Filipenses 4:13). Ele também escreveu: “O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as Suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus.” (Filipenses 4:19). Se você crê que o Senhor o chamou para empreender alguma coisa ou alguma causa em particular, confie nEle para prover o que você precisa para ser bem-sucedido. 

Próxima semana tem mais!

Rick Boxx é presidente e fundador da "Integrity Resource Center", escritor internacionalmente reconhecido, conferencista, consultor empresarial, CPA, ex-executivo bancário e empresário. Adaptado, sob permissão, de "Momentos de Integridade com Rick Boxx", um comentário semanal acerca de integridade no mundo dos negócios, a partir da perspectiva cristã.  Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto.

MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2022 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL

Questões Para Reflexão ou Discussão  

1. Você diria que está na rota para atingir as metas e objetivos que estabeleceu para si e sua empresa ou sente que algo o está impedindo de alcançar o sucesso que deseja?  Explique sua resposta.

2. Você – ou alguém que conheça – já lutou contra pensamentos negativos como o medo, falta de confiança ou lembrança de comentários de outras pessoas que o convenceram que você estava destinado ao fracasso? Como isso afetou sua capacidade de seguir em frente e enfrentar com toda a disposição os desafios que se apresentavam? 

3. Romanos 12:2 fala sobre não conformar-se com o mundo, mas ser “transformado pela renovação da sua mente”. O que essa frase significa para você e como podemos por isso em prática? 

4. Em sua opinião, qual é o papel que confiar em Deus e em Sua direção e provisão desempenha na habilidade que temos para obtermos êxito no empreendimento que escolhemos? Você acredita que Ele deseja estar ativamente envolvido em nossas decisões e ações? Por quê? 

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Salmos 37:4-7;  Provérbios 3:5-6;  12:25;  Isaías 41:10;  Jeremias 29:11;  33:3;  Lucas 14:25-30.  

 

 


Veja mais Maná da Segunda