Maná da Segunda

Maná da Segunda - O Quê, Quem e Porque do Dia de Ação de Graças



Por Por Robert J. Tamasy

Esta semana os Estados Unidos assinalam a observância anual do Dia de Ação de Graças. Feriados semelhantes em datas diversas são observados em outras nações, incluindo Canadá, Alemanha, Japão, Áustria, Granada, Santa Lúcia, Libéria e de modo não oficial em países como o Brasil e Filipinas. Pesquisa sobre dias especiais de ação de graças mostrou que a observância também ocorre na cidade holandesa de Leiden (ou Leida) e no território australiano da Ilha Norfolk.

Isso levanta algumas questões: Se nós observamos um Dia de Ação de Graças, pelo que devemos ser gratos? E para com quem devemos ser gratos? E se vivemos em um país que não tem a observância específica de um dia para ação de graças? Vamos examinar essas questões individualmente, usando a Bíblia como guia: 

Pelo que devemos ser gratos?  Algumas vezes somos inclinados a dar tapinhas nas próprias costas quando experimentamos o sucesso e realizamos coisas importantes. Pode ser verdade que trabalhamos duramente para alcançar aquelas coisas por meio de nossas habilidades. Entretanto, como surgiram essas oportunidades? Como nós recebemos os talentos e habilidades inatos que usamos? Certamente, não os compramos no shopping ou loja especializada. Em muitos casos, nascemos com características úteis para o tipo de trabalho que realizamos. 

E quanto às circunstâncias indesejáveis, tempos de reveses e adversidades que não podemos evitar? Deveríamos ser gratos por eles também? Um amigo meu, Albert, depois de experimentar muitos momentos difíceis pessoal e profissionalmente, concluiu que sim, devemos ser gratos, mesmo pelas “coisas ruins”, porque Deus usa tais coisas em nossas vidas, em última análise, para o nosso bem e para Sua glória. 

Assim, as Escrituras ensinam, devemos ser gratos durante os bons momentos da vida – mas também pelos maus momentos, porque o Senhor usa todos eles como parte de Seu processo de refinamento para nós. A Bíblia diz: “Alegrem-se sempre...Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.” (I Tessalonicenses 5:16, 18). 

Para com quem devemos ser gratos?  Como apontado acima, em muitos casos não criamos as oportunidades que nos levam ao sucesso e a realizações notáveis. As habilidades e talentos que utilizamos devem ter se sido desenvolvidos e refinados com o tempo e a prática, mas o “material bruto” nos foi dado por Deus. 

Eis porque as Escrituras nos exortam: “Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria, e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seu coração. Tudo o que fizerem, seja em palavras ou em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dEle graças a Deus Pai.” (Colossenses 3:16-17). 

E se o “Dia de Ação de Graças” não for observado na nação onde você vive?  Ser grato, ou até mesmo ter e observar um dia pessoal de “ação de graças”, não requer um decreto nacional ou mesmo uma proclamação local. Ele pode ser, e deve ser, uma resposta natural pelas bênçãos que recebemos todos os dias. 

Na verdade, para os que entre nós creem, como Tiago 1:17 diz, “Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, que não muda como sombras inconstantes,” darmos graças deveria ser uma ocorrência diária. Como o salmista escreveu, “Para que o meu coração cante louvores a Ti e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te darei graças para sempre.” (Salmos 30:12). 

Próxima semana tem mais!

Robert J. Tamasy, é jornalista, editor e escritor, e autor de "Business at Its Best: Timeless Wisdom from Proverbs for Today's Workplace" e "Tufting Legacies" (ainda não traduzidos para o português). Em co-autoria com David A. Stoddard escreveu "The heart of Mentoring" e tem editado numerosos outros livros, incluindo "Advancing Through Adversity", por Mike Landry. Tamasy mantém um site www.bobtamasy-readywriterink.com e um blog atualizados semanalmente www.bobtamasy.blogspot.com. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto.

MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2023 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL

Questões Para Reflexão ou Discussão  

1) Se você vive em uma nação que observa o Dia de Ação de Graças de alguma forma, como ele é? Como esse dia especial afeta você? Você tem alguma tradição ou prática especial que coopera com sua habilidade de dar graças?

2) Se você vive em um local que não celebra o “Dia de Ação de Graças”, você acha que tal observância deveria ser conduzida de alguma maneira oficial?  Por quê?

3) Quando você vive momentos de sucesso ou realização importantes como reage normalmente? Você se deleita em autossatisfação e dá tapinhas nas próprias costas, figurativamente - quando não literalmente? Você ora ou expressa gratidão a Deus por tornar possíveis aquelas realizações? Ou quem sabe um pouco de ambos? Explique sua resposta.

4) Que você acha da ideia de ser grato mesmo durante momentos de adversidade, grandes provações e lutas? Parece difícil fazer isso? Como alguém pode ser grato por ter que enfrentar sérias dificuldades?

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Salmos 50:14-15; João 6:5-13; Romanos 5:3-5; 8:28-39; II Coríntios 9:10-15; Tiago 1:2-4. 

Desafio

Existem muitas maneiras de se demonstrar e expressar gratidão. Podemos fazer isso através da oração, da meditação bíblica e “passando adiante” - estendendo a outra pessoa uma benção similar à que recebemos. Outro método para demonstrar gratidão consiste em expressá-la para outra pessoa. Pense em uma pessoa ou um pequeno grupo de amigos a quem você possa contar sobre as coisas que Deus tem feito e pelas quais você é grato. Talvez até hoje mesmo. 

 

 


Veja mais Maná da Segunda