Maná da Segunda

Maná da Segunda - O Valor de Uma Visão de Vida de Longo Alcance



Por Dr. Stephen Graves

O treinador de basquetebol de meu filho costumava entregar uma mensagem simples: “Não deixe que o basquetebol do ensino médio seja a melhor ou a pior coisa que já aconteceu em sua vida. Se assim for, então nós falhamos como treinadores.” Em outras palavras, aprecie cada minuto do esporte, mas assegure-se de que seu significado, segurança e sucesso na vida sejam maiores do que aqueles 3 anos correndo para cima e para baixo em uma quadra tentando fazer uma bola redonda entrar numa argola com rede. 

Uma visão de longo alcance é essencial para uma vida próspera. Aqui estão quatro motivos:

1.    Tendo uma visão de longo alcance reagimos bem ao fracasso.  Quando compreendemos que a vida não acaba quando acontece alguma coisa ruim, tomamos consciência de que podemos atravessar as sombras – podemos prosperar. O Primeiro Ministro Britânico Winston Churchill disse: “O sucesso não é definitivo, o fracasso não é fatal: é a coragem de continuar o que conta.” Se um homem como Churchill que enfrentou desafios bem maiores do que a maioria de nós jamais enfrentará, pôde viver com esta perspectiva, nós também deveríamos nos sentir inspirados para ver passarem os problemas do cotidiano e nos conscientizarmos de que prosperamos quando vencemos. 

2.    Tendo uma visão de longo alcance reagimos bem ao sucesso.  Da perspectiva dos negócios, o sucesso pode ser mais perigoso que o fracasso, porque deixamos de crescer. A visão de longo alcance me diz que o sucesso não me libera da necessidade de crescer. Mais importante ainda, a visão de longo alcance do sucesso nos permite desfrutar dele com humildade, conscientes de que nossos ganhos temporais, embora doces e dignos de celebração, são apenas uma gota no balde da vida.

3.    A visão de longo alcance nos ajuda a relaxar.  A visão de longo alcance na vida não trata apenas de perseverarmos através das lutas; ela também nos ajuda a relaxar. Quando nem todas as coisas estão ancoradas no presente e nas reações imediatas, nos tornamos mais receptivos. Pequenos deslizes e inconveniências têm menor peso, e perdoar se torna mais fácil. Isso é fundamental para uma vida próspera. De outro modo, acabamos como pessoas velhas e amargas.

4.    A visão de longo alcance nos força a pensar acerca do nosso legado.  Enquanto me preparava para uma palestra, eu li sobre William Wilberforce, Martinho Lutero e Santo Inácio de Loyola, entre outros. Todos esses líderes foram excelentes exemplos de uma liderança heróica e, sem dúvida, tinham uma visão de vida de longo alcance e impacto. Como o impacto que você causa permanecerá depois que você se for? 

Assumir uma visão de longo alcance não quer dizer que o que é imediato não tem importância. Falhas pessoais, injustiças sistêmicas e grandes tragédias são reais e dolorosas; elas nos detêm em nosso curso e demandam uma reação. Assumir a visão de vida de longo alcance nesses momentos nos permite dizer que a história não terminou (e que não somos seus autores). 

No livro de Hebreus, o escritor nos fala sobre a grande fé de Abraão. “Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu e dirigiu-se a um lugar que mais tarde receberia de herança, embora não soubesse para onde estava indo. Pela fé peregrinou na terra prometida, como se estivesse em terra estranha; viveu em tendas, bem como Isaque e Jacó, coerdeiros da mesma promessa. Pois ele esperava a cidade que tem alicerces, cujo arquiteto e edificador é Deus.” (Hebreus 11:8-10). 

Abraão foi capaz de viver um tipo de vida transitória durante muitos anos porque ele confiou em Deus quanto ao seu futuro, e porque ele acreditava em uma visão e objetivo definitivos para a sua vida – uma vida eterna com o Deus Criador. Esse fundamento o incitou a ter uma perspectiva que olhava para o futuro e encorajou sua fé. É surpreendente o que podemos realizar e o quão longe estamos dispostos a ir com os corações seguros pela mão de Deus. 

Jesus Cristo ensinou que deveríamos acumular para nós “tesouros nos céus, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam.” (Mateus 6:20). Isso é adotar a visão de longo alcance. 

Próxima semana tem mais!

Dr. Stephen R. Graves descreve-se como um estrategista organizacional, teólogo pragmático e capitalista social. Ele aconselha executivos e empresários, bem como jovens empreendedores. Ele é autor de inúmeros livros e muitos artigos e um orador público. Seu site é www.stephenrgraves.com. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto.

MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Connecting Business and Marketplace to Christ, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2023 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL 

Questões Para Reflexão ou Discussão  

1. De que maneira você descreveria sua perspectiva de vida – é de curto prazo ou você normalmente consegue ter uma visão de longo prazo de sua vida, suas realizações e seus fracassos? Explique sua resposta.

2. Como você acha que uma visão de longo prazo da vida pode nos permitir lidar com o fracasso de maneira mais eficaz e lucrativa?

3. E quanto ao sucesso – em sua experiência, uma visão de longo prazo da vida também dá uma perspectiva diferente sobre os sucessos que experimentamos?

4. Nos exemplos bíblicos dados de Abraão e Jesus Cristo, eles falaram e demonstraram uma confiança inabalável no impacto eterno de nossa fé e ações? Como você se relaciona com isso? Com que frequência você pára e considera o impacto potencialmente eterno de suas decisões e ações que toma?

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Provérbios 12:11,24, 21:5, 24:27,30-34, 27:18; Mateus 6:19-22, 7:24-27

 

 


Veja mais Maná da Segunda