Maná da Segunda

Maná da Segunda: Trabalhando em equipe



Por Robert J. Tamasy



Max DePree, fundador de uma bem sucedida indústria de móveis e autor de diversos livros sobre negócios, fez a seguinte observação: “Seja formal ou informalmente é importante reconhecer que quase tudo que realizamos acontece pelo trabalho em equipe. Não estamos sozinhos. Todos trabalham dentro de uma esfera social onde prestam contas à família, associação e empresa”.



Os que gostam de esportes, como participante ou espectador, valorizam o conceito de equipe. C omo ressalta DePree, quase tudo que se realiza e vale a pena, requer trabalho em equipe. E m nenhuma parte isso é mais verdadeiro do que no campo empresarial e profissional. Reconhecemos de forma especial os “jogadores-chave” em nossa empresa, os líderes em vendas, o executivo visionário ou o gestor mais eficiente. A verdade é que mesmo os que labutam anonimamente em níveis inferiores da ascensão pessoal são importantes para o sucesso de uma organização.



Sou lembrado disso cada vez que vou ao shopping onde algumas vezes faço minha caminhada matinal. Enquanto eu e outras pessoas nos exercitamos caminhando pelos corredores, a equipe de limpeza lava vitrines, varre o piso, limpa banheiros e, depois que as lojas são abertas, se apresenta rapidamente quando clientes derramam bebidas ou deixam cair objetos que fazem sujeira.



Todas as semanas os consumidores gastam milhares de dólares nesse shopping. Mas se não fosse pelos diligentes esforços dessa desapercebida equipe de manutenção, eles não se sentiriam dispostos a voltar. Eles valorizam um ambiente de compras asseado, limpo e organizado, tanto quanto apreciam a variedade de produtos das lojas.



Quando era editor, sempre me sentia maravilhado quando uma nova edição chegava da gráfica. Infalivelmente sacudia a cabeça surpreso, pensando: “O todo, na verdade, é maior que a soma das partes”. Como qualquer publicação, nossa revista era o resultado de talentos e dons de muitos, cada um desempenhando papéis diferentes, mas igualmente vitais. A Bíblia traz observações pertinentes sobre o valor do trabalho em equipe:



. O poder da equipe. Fazer parte de uma equipe proporciona encorajamento, fortalecimento e suporte. O trabalho de uma equipe realiza muito mais do que é feito separadamente. “É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas. Se um cair, o amigo pode ajudar a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se! Um homem sozinho pode ser vencido, mas dois conseguem defender-se. Um cordão de três dobras não se rompe com facilidade” (Eclesiastes 4.9-12).



. A produtividade da equipe. Seja competindo numa partida de tênis ou trabalhando num projeto importante sob a pressão de prazos, a interação com

outros — atrito criativo! — capacita a funcionar com mais eficiência, melhorar hábitos de trabalho e ser mais produtivo. “Assim como o ferro afia o ferro, o homem afia o seu companheiro” (Provérbios 27.17).



. A presença da equipe. Uma sinergia incomum e benéfica é produzida quando se trabalha em equipe, sob visão e missão únicas . Esse “espírito de grupo” pode motivar, inspirar e capacitar a atingir níveis de performance mais elevados. “Reunindo os Doze, Jesus deu-lhes poder e autoridade e os enviou a pregar o Reino de Deus e a curar os enfermos. Então, eles saíram e foram pelos povoados, pregando o evangelho e fazendo curas” (Lucas 9.1-6).



Próxima semana tem mais!


--------------------------------------------------------------------------------

Texto de autoria de Robert J. Tamasy, vice-presidente de comunicações da Leaders Legacy, corporação beneficente com sede em Atlanta. Georgia, USA. Com mais de 30 anos de trabalho como jornalista, é co-autor e editor de nove livros. Recentemente colaborou com David A. Stoddard em "The Heart of Mentoring: 10 Proven Principles for Developing People to Their Fullest Potential" (A Essência de Mentorear: 10 Princípios Provados Para o Desenvolvimento Pessoal em Todo o Seu Potencial" e, com Ken Johnson, “Pursuing Life With a Shepherd’s Heart” (Vivendo Com um Coração de Pastor). Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes (jsfortes@globo.com)


MANÁ DA SEGUNDA® é uma edição semanal do CBMC INTERNATIONAL, uma organização de âmbito mundial, não-denominacional, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial.

© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL , CP. 1515, Barueri, SP, 06493-970. E-mail: mana@cbmc.org.br -A

Veja mais Maná da Segunda