Maná da Segunda

Maná da Segunda - Você Pode Sentir o Poder de Deus?



Por Jim Langley

Com o que você se envolve que lhe traz grande alegria? O seu trabalho ou outras atividades que você desempenha regularmente lhe proporcionam uma grande sensação de satisfação? Eu posso dizer por minha própria experiência que não existe nada mais estimulante do que saber que você está dentro da vontade de Deus, fazendo aquilo que Ele quer que você faça com as habilidades e os dons que Ele lhe deu.  

Jamais esquecerei a primeira vez que vi o filme dramático “Carruagens de Fogo”. Ele se tornou um dos meus filmes favoritos sobre esportes. O filme documenta a vida de dois personagens reais e diferentes. Harold Abrahams era um judeu inglês de Cambridge e o mais veloz corredor de curta distância do mundo em 1924. Já Eric Liddell era um escocês, cristão dedicado, e maior rival de Abrahams nos Jogos Olímpicos de 1924 que aconteceram em Paris, França. 

Abrahams era impulsionado pela busca do sucesso, mas a motivação de Liddell era servir e honrar o seu Senhor por meio de tudo quanto fazia. Totalmente consciente de que fora chamado para o campo missionário na China, Liddell também sentia fortemente que Deus queria que ele competisse nas Olimpíadas. Anos mais tarde, após sua morte na China, estas palavras foram encontradas em sua agenda pessoal: “Eu creio que Deus me fez com um propósito, mas Ele também me fez veloz. Quando corro, eu sinto o Seu prazer.” Estas palavras inesquecíveis foram ditas pelo ator que representou Liddell em “Carruagens de Fogo”.  

Eu ainda não era um seguidor de Jesus Cristo quando vi o filme pela primeira vez com um colega de trabalho, mas fui grandemente tocado pela história de Liddell. Suspeito que tenha sido um entre os muitos fatores que contribuíram para que eu assumisse o compromisso com minha fé três anos mais tarde. Sendo um atleta, pude me identificar com a competição existente entre aqueles dois homens. Na verdade, passei a fazer das corridas um passatempo recreativo logo depois de assistir ao filme.  Ele me inspirou a, pelo menos, tentar sentir o prazer de Deus enquanto corria. 

Nos dias atuais, sinto o Seu prazer em grande parte do que faço e na pessoa em que me tornei através de minha caminhada com Cristo. Seja tratando com clientes em minha empresa de seguros, jogando uma partida de golfe, escrevendo ou encontrando alguém para quem esteja servindo de mentor, eu sinto o prazer de Deus quando busco realizar tarefas e aproveitar as oportunidades que Ele coloca diante de mim. Digo isso com humildade, porque sei que existem muitos outros que também sentem o Seu prazer no decurso de sua vida diária. Minha vida agora gira em torno de Cristo e Seu Espírito, que me guiam todos os dias. Você pode se identificar com isso? Você sente o prazer de Deus?

Vamos olhar para essa ideia através das palavras de Jesus e Seus discípulos. Quase ao final da oração sacerdotal de Jesus, encontrada no evangelho de João, nós O vemos orar estas palavras a Seu Pai Celestial em nosso favor: “Eu os fiz conhecer o Teu nome, e continuarei a fazê-lo, a fim de que o amor que tens por mim esteja neles, e Eu neles esteja.” (João 17:26). Esse amor e alegria podem ser expressos em Seu prazer ao confiarmos e seguirmos Cristo em nossa vida todos os dias.  

Em Filipenses 3:7-9, o apóstolo Paulo declara: “Mas o que para mim era lucro, passei a considerar como perda, por causa de Cristo. Mais do que isso, considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por quem perdi todas as coisas. Eu as considero como esterco para poder ganhar Cristo e ser encontrado nEle, não tendo a minha própria justiça que provém da Lei, mas a que vem mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus e se baseia na fé.” Fica aparente através de seus escritos que Paulo verdadeiramente experimentou o prazer de Deus, mesmo em meio a suas provações e circunstâncias.  

Deixe-me perguntar diretamente a você: Você sente o prazer de Deus em sua vida? Se não, você gostaria de senti-lo? Isso está disponível a todos quantos vêm a Cristo com humildade e arrependimento e depositam sua confiança nEle como Salvador e Senhor. 

Próxima semana tem mais!

Texto de autoria de Jim Langley, agente e perito em seguros de vida (CLU), da New York Life, desde 1983. Membro ativo do CBMC Santa Bárbara, Califórnia, desde 1987. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto.

MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2020 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL

Questões Para Reflexão ou Discussão  

1. Como você define “prazer”? Com base no que vemos na TV, filmes, revistas e Internet, qual você diria ser a visão cultural que prevalece do que significa experimentar prazer?

2. Dê um ou dois exemplos do que lhe dá prazer em sua vida? 

3. O filme “Carruagens de Fogo” retrata uma pessoa comprometida em seguir o seu Deus e buscar oportunidades que maximizem habilidades atléticas. No filme, Eric Liddell declara “quando corro, eu sinto o prazer de Deus”. Você se identifica com isso de algum modo? Explique sua resposta.

4. A maior parte de um dia de trabalho típico é tediosa, mundana, até mesmo frustrante. Como você acha ser possível sentir o “prazer de Deus” sob esse tipo de circunstâncias?

 

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Mateus 7:21-23;  Efésios 1:5-10;  II Timóteo 1:11-12;  Tiago 1:25-27;  I João 2:4-6. 

 


Veja mais Maná da Segunda