Feijão com Romã



 Casa de Passagem de SJP será revitalizada

 

‘Feijão com Romã’ arrecadou fundos para melhorar os ambientes da instituição, que abriga crianças em situação de risco

 

Com o sucesso de público que compareceu no 1ºFeijão com Romã, no sábado, 22, o Projeto Romã conseguirá revitalizar os espaços da Casa de Passagem de São José dos Pinhais. Mais de 300 pessoas reuniram-se na Abbey, Gastronomia e Eventos, para saborear uma típica feijoada e com isso ajudar o Projeto Romã a arrecadar fundos para o trabalho. “É muito bom saber que há tantas pessoas interessadas em ajudar, em fazer o bem ao próximo”, ressalta o coordenador do Projeto Romã, José Carlos Silva, o Marinho. 

“Vejo este evento como o primeiro passo de um movimento social em favor das crianças e da Casa, enfrentando os problemas e criando soluções”, diz a coordenadora da instituição, Isa Roseli da Silva. “Temos o envolvimento dos profissionais mas esbarramos nas dificuldades estruturais, na falta de melhores instalações, equipamentos e materiais”, revela a assistente social Julia Waldrigues. “Este projeto será muito bem vindo”, reforça a pedagoga Fabíola Del Moro. 

A Casa de Passagem de SJP pertence ao Lions Club e é administrada pela Prefeitura da cidade. A casa abriga hoje cerca de 50 crianças e adolescentes, entre zero e 18 anos. Em situação de risco, em casa ou nas ruas, elas são afastadas do convívio familiar até que a Justiça decida seu futuro. “A humanização dos espaços ajudará a fazer essas crianças sentirem-se seguras e à vontade, como num verdadeiro lar”, explica a arquiteta Denise Ribas. “Consideramos os aspectos comportamentais e comunitários, integrando os espaços, unindo estética e funcionalidade”, conta a arquiteta.

“O projeto na Casa de Passagem é maravilhoso e o Projeto Romã é sublime. Ele aprimora futuros pais adotivos, integra, informa e evita casos como daquela promotora que recentemente agrediu sua filha adotiva”, lembra Léa Rodrigues, primeira-dama de SJP. 

“A feijoada estava ótima. Foi uma gostosa confraternização de pessoas, encontro de amigos e um objetivo fantástico”, acredita o médico Benjamim Campos, presente com a família no evento.

 

ROMÃ=AMOR 

 

O projeto Romã busca Reflexão, Orientação, Mobilização e Apoio para ações voltadas à adoção de crianças e adolescentes. Foi criado em 2008, em São José dos Pinhais, com o intuito de fomentar discussões, estudos e reflexões; orientar e dar apoio a pais e instituições voltadas à causa, bem como, fazer com que o tema seja mais bem entendido e aceito pela sociedade.

O trabalho é realizado por voluntários, que também desenvolvem a campanha Adota São José. “Ela foi idealizada para instigar a população ao tema”, explica Marinho. Segundo ele, a adoção é um tema ainda pouco discutido na sociedade, que convive com o preconceito.

 

Jornalista Mauren Lucrecia
















 




 


 


 


 
  

Veja mais Projeto Romã
POW INTERNET
POW INTERNET

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.