Os primeiros prefeitos
OS PRIMEIROS PREFEITOS
Os primeiros prefeitos de São José dos Pinhais foram nomeados (1892 a 1900). Somente em 1900 é que ocorreu a 1a. eleição municipal para escolha de prefeito.
1o. prefeito nomeado : Norberto Alves de Brito (1892 - 1894) (1894 - 1900).
2o. prefeito nomeado : Francisco de Paula Killian (fevereiro a março de 1894).
3o. prefeito nomeado : Manoel Alves Massaneiro (março a maio de 1894).
De 1853 a 1993, São José dos Pinhais teve poucos prefeitos eleitos; na 1a. etapa (1900 a 1920) apenas dois foram eleitos, demonstrando que o voto não era o critério de legitimidade do poder. Predominou a influência de lideranças políticas adversárias, os chamados chefes políticos locais.
No período após a Revolução de Trinta, quatorze diferentes prefeitos foram nomeados pelo interventor Manoel Ribas (Maneco Facão). Todos Administraram numa instabilidade total e apenas dois ficaram mais de um ano no cargo. Esse quadro, além de refletir a impossibilidade de ação administrativa sistemática, evidencia uma total desconexão entre governantes e governados.
O advento da redemocratização do país marcou uma conjuntura favorável para que a política começasse a traduzir-se no ato de administrar um território. Esta mudança teve reflexos também em São José dos Pinhais, para se administrar o município com infra-estrutura básica, preocupando-se com o bem-estar do cidadão (educação, saúde, segurança, etc.).
São José ficou um longo tempo à margem do plano de obras do governo estadual, sem ter condição de auto sustentar-se, dada a incipiente arrecadação. Nesse sentido, o processo de legitimidade do poder através do voto e a representação política que o município alcançou, na esfera municipal e estadual, foi vital para a implantação da infra-estrutura básica no município.