Almoço reúne diretoria, associados e poder público municipal na sede da Aciap
11-03-2015 16:19

Um almoço foi promovido pela Aciap nesta segunda-feira, 10 de março. Dele, participaram alguns membros da diretoria, associados e representantes do poder público, como o prefeito Luis Carlos Setim e os secretários municipais de Meio Ambiente e de Transporte e Trânsito, Assis Manoel Pereira e Adriano Muhlstedt, respectivamente. Na seqüência, foi realizada uma reunião para discutir assuntos de interesse da associação, dos associados e da Prefeitura.

O presidente da Aciap, Claudemir Gibrim, fez a abertura do encontro falando sobre a Lei Municipal nº 1.976, assinada em 19 de dezembro de 2014, que tem o objetivo de diminuir a poluição visual de São José dos Pinhais. Para Gibrim, “essa lei deixa de fomentar o comércio do município, já que impede a panfletagem sem autorização prévia”. Além disso, impede a instalação de placas, banners, cartazes ou similares nos postes de iluminação pública, de rede de telefonia, cabines e telefones públicos, faixas ou placas acopladas à sinalização de trânsito, e também em obras públicas de arte, como pontes, passarelas, viadutos e túneis, com o agravante de multas de R$ 100 até R$ 500.

Segundo Setim, essa Lei foi criada de acordo com o código ambiental municipal. “Foi feito um estudo sobre os impactos que essa regulamentação pode trazer”, mas um novo estudo, que seja adequado a todos, será realizado. Para isso, foi criado um comitê, composto pelo diretor para assuntos de comércio, Wellington Padilha; pelo diretor de assuntos administrativos e patrimoniais, Sidnei Nascimento; pelo diretor de assuntos do SCPC, Eduardo Mattos e pelo diretor de comunicação, Kleber Foggiatto, e que visa auxiliar a secretaria de Meio Ambiente nos estudos.

Para Foggiatto, “a panfletagem é um dos meios que mais traz resultado aos comerciantes. Nós entendemos a lei, mas ela deve ser aprimorada para beneficiar a todos”, explica ele. E completa que “conscientizar a população sobre não jogar lixo no chão é uma alternativa”.

Leis Municipais 2.525 e 2.526

Outro assunto tratado na reunião foram as Leis Municipais nº 2.525 e 2.526, criadas em 30 de dezembro de 2014, que regulamentam o horário de circulação de veículos de carga em importantes vias da cidade, podendo trazer dificuldades para logística empresarial do município.

Logo no início, o prefeito Setim contou que a lei nº 2.525, que impedia o tráfego na Av. Rui Barbosa — trecho compreendido entre a BR-277 e o Contorno Leste – nos horários das 7h30 às 9 horas e das 17 horas às 20 horas, foi revogada, nesta terça-feira, em votação de segundo turno realizada pelos vereadores.

Para finalizar o encontro, o secretário de Transporte e Trânsito, Adriano Muhlstedt falou sobre as dificuldades de mobilidade que são encontradas em São José dos Pinhais. “O número de carros no município triplicou nos últimos dez anos, e as vias das cidades estão com o fluxo máximo. Com isso, nós temos que tomar medidas para que o trânsito não se torne um caos”, explica. Segundo ele, “essas leis não tinham o intuito de prejudicar a classe empresarial e nem os cidadãos, mas era uma solução para alguns problemas do fluxo que daqui cinco anos teria que ser revista”.

Serviço

Os encontros promovidos pela Associação Comercial, Industrial, Agrícola e de Prestação de Serviço de São José dos Pinhais tem o objetivo de mostrar o engajamento e o apoio aos empresários locais, além de promover o contato entre os associados. Mais informações sobre vantagens e custos de se um associado podem ser obtidas, durante o horário comercial, pelo telefone (41) 3525-0801, ou na sede da Aciap (Rua Joaquim Nabuco, 1869).

Texto e foto: Jorge Camargo.

Publicado: Assessoria de Imprensa da ACIAP