Diversificação é estratégia de destaque para melhorar exportação brasileira - 122° ENCOMEX Encontros de Comércio Exterior
22-10-2007 14:02


A diversificação da pauta de exportação ganha cada vez mais destaque na atual conjuntura econômica do País, especialmente quando se trata da busca de soluções para aumentar as exportações brasileiras. Embora seja consenso de que há uma necessidade urgente de se reduzir a carga tributária e desburocratizar os caminhos da exportação, enquanto isso não ocorre, líderes empresariais e autoridades políticas vêem com bons olhos aquela que consideram uma boa saída: “é preciso diversificar os produtos e serviços exportados, os locais de exportação e as empresas que exportam”, destacou o secretário de Comércio Exterior do MDIC, Welber Barral, nesta quinta-feira (25 de outubro), durante o 122ª Encomex, promovido pelo MDIC, em Curitiba.
Ao defender uma maior integração entre o poder público e privado, Barral disse que o Governo Federal reconhece a necessidade da simplificação no trâmite da exportação, na participação da melhora do quadro burocrático brasileiro, e está aberto a propostas. Ao falar sobre a Balança Comercial Brasileira, que teve um aumento de 15,5% no último ano, Barral ressaltou que o Paraná tem importante participação no setor, representando 7,8% das exportações nacionais, ocupando o 5º lugar no Ranking dos estados que mais vendem para o exterior.
Durante o encontro, o presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná, Ardisson Naim Akel, disse que por meio do Ippex, Instituto de Planejamento e Promoção de Comércio Exterior da Faciap, em parceria com o Sistema Fiep e outras entidades do setor no Paraná, líderes empresariais e autoridades buscam ampliar os destinos das exportações do Estado. “Quando conseguimos novos mercados normalmente temos uma melhor remuneração pelos produtos e serviços exportados. Estamos trabalhando também para ampliar a pauta de produtos e o número de empresas exportadoras”, disse ele, acrescentado que dessa forma é possível obter maior lucratividade, segurança e estabilidade.
Para o secretário estadual de Indústria Comércio e Assuntos do Mercosul, Virgílio Moreira Filho, a exportação com valor agregado vem sendo a principal lição do empresário paranaense para o aumento das exportações. Ele citou missões internacionais realizadas pelo governo na busca de novos nichos para a exportação e o intercâmbio empresarial. Ressaltou que o Paraná se diferencia dos outros estados devido a cultura empresarial que possui, mas enfrenta dificuldades em função da guerra fiscal que o Brasil vive atualmente. Já o diretor presidente da Curitiba S.A., Juraci Barbosa Sobrinho, destacou que o Governo Federal necessita investir mais na infra-estrutura. “É preciso logística: ampliar a pista do Aeroporto de São José dos Pinhais, o Porto de Paranaguá, o terminal de cargas e investir nas rodovias.”

Exportação e Importação
A União Européia é, de acordo com o MDIC, o principal parceiro brasileiro na exportação, seguida dos países da Aladi – Associação Latino-Americana de Integração e do Mercosul – Mercado Comum do Sul. Atualmente, o País vende ao exterior, especialmente, materiais de transporte e petróleo, mas o Paraná destaca-se pela exportação de soja e milho em grão, farelo de soja, carne de frango, a grande parte em comoditie.
Segundo o secretário de comércio Exterior do MDIC, Welber Barral, as importações brasileiras cresceram 25% neste último ano. Porém, 60% delas referem-se a combustível. O País ainda aumentou a importação de matérias primas, equipamentos e maquinaria industrial, entretanto, esse tipo de importação demonstra, “que estamos investindo em tecnologia e nos modernizando”, disse.



Publicado: Assessoria de Imprensa da ACIAP