Em maio se inicia o Varejo Mais
11-05-2006 12:32

O Programa Varejo Mais - Mais Vendas, Mais Competitividade (ex-Procomércio) foi desenvolvido por profissionais do SEBRAE e Fecomércio - Federação do Comércio do Paraná, para orientar e auxiliar empresários de micro e pequenas empresas do setor varejista a aumentar as vendas e a qualidade de seus serviços de forma competitiva.
Em São José dos Pinhais o curso conta com apoio da ACIAP e da Prefeitura Municipal, iniciando-se na segunda quinzena de maio, com participação de 25 empresas, a um custo muito acessível, pela qualificação dos consultores envolvidos, durante cinco meses.
Segundo a coordenadora do projeto para São José dos Pinhais, Valderez Bello, em toda a região metropolitana existem queixas de comerciantes que não conseguem concorrer diretamente com o comércio da Capital, mas o SEBRAE vem identificando várias iniciativas de sucesso. "Nós temos conhecimento de que um consumidor muitas vezes prefere comprar em Curitiba pela maior demanda de opções para que ele encontre um bom atendimento, um local organizado e confortável, porém, também vemos que se este local fica em uma cidade metropolitana não faltam clientes", disse a coordenadora, acrescentando que uma das grandes vantagens do programa é proporcionar ao participante o conhecimento do perfil do cliente, "é mais fácil e gera menos trabalho vender para um cliente que saibamos como ele se sente dentro de nosso estabelecimento comercial.
O custo do Programa Varejo Mais é de três parcelas de 120 reais. Mais informações na ACIAP: 41-3382-1315.

Resultados

Os resultados do programa do SEBRAE em 2005 demonstraram que, de 195 empresas participantes, 52% aumentaram seu faturamento em até 20%. Outro aspecto relevante é que 30% das empresas aumentaram a taxa de conversão de vendas em até 20%. Outras 23% diminuíram o índice de inadimplência em até 10%.
Os dados levantados pelo Diagnóstico Operacional da Loja, realizado com estas empresas, detectaram que 43% dos vendedores apresentaram pouca capacidade de superar obstáculos e pouco poder de persuasão, não conseguindo despertar o interesse do cliente por determinado produto. Outro dado importante levantado é na questão da comunicação, 44% das lojas tinham deficiência em comunicação interna e externa, 95% não realizavam pesquisa de opinião junto aos consumidores e 75% não faziam cadastro destes clientes. Em 2006 o Programa Varejo Mais será realizado em Cascavel, Foz do Iguaçu, Toledo, São José dos Pinhais, Pinhais, Curitiba, Araucária, Telêmaco Borba, Campo Mourão, Ivaiporã, Santo Antônio da Platina, Londrina e Jacarezinho.

Publicado: Assessoria de Imprensa da ACIAP