Empresas de tecnologia, mobiliário e vestuário
17-07-2007 17:47

Paulo Henrique Amorim, jornalista e apresentador da TV Record, o palestrante da edição 2007 do Dia do Comércio


A Associação Comercial, Industrial, Agrícola e Prestação de Serviço de São José dos Pinhais – Aciap SJP, por meio da Diretoria para Assuntos do Comércio e Câmara Setorial do Comércio, em parceria com a Prefeitura Municipal, realiza em 17 de julho (próxima terça-feira), no Buffet Imperial, às 19h, o jantar do Dia do Comércio. Na ocasião serão premiadas três empresas com a entrega dos troféus Talento Comercial e Destaque Comercial. O palestrante deste ano é o jornalista Paulo Henrique Amorim, da Rede Record de Televisão.
Na categoria Desenvolvimento Comercial a empresa homenageada é a Sascar Tecnologia e Segurança, e na categoria Mérito Comercial, o homenageado é o empresário Antonio Ernani Rosário, da loja Móveis Tijucas. A premiação da Prefeitura Municipal, através da Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo (Sictur), com o troféu Destaque Comercial, será concedida para a Nilma Noivas, loja de vestuário para casamentos e eventos.

Sascar Tecnologia e Segurança inova no ramo de telemetria
A Sascar Tecnologia e Segurança Automotiva S/A, empresa líder no rastreamento e monitoramento de veículos automotivos no Brasil, foi inaugurada em São José dos Pinhais em 2000. A Sascar é uma empresa do grupo Negresco Administração e Participações, holding com capital inteiramente nacional que começou suas atividades em Curitiba no ano de 1989 e também atua no ramo de transporte, agropecuária, crédito e esportes. Em São José dos Pinhais existem 393 funcionários e na filial de São Paulo 54 funcionários.
Após se tornar líder no mercado de rastreamento via satélite e celular na logística voltada à segurança, atendendo as principais seguradoras do País, a empresa vem investindo na tecnologia de telemetria, como parte da administração e organização de frotas. “O nosso novo produto é o monitoramente online para gerenciar o uso de caminhões, onde, por exemplo, além do deslocamento, proporcionamos aos clientes informações de como os veículos estão sendo conduzidos, incluindo a possibilidade de gerarem defeitos”, contou o presidente executivo da Sascar, Jorge Bau.

Ex-diretor da Aciap é um dos homenageados no Dia do Comércio
O empresário Antonio Ernani Rosário possui um histórico de investimento no município de 27 anos, e na década de 80, fez parte da diretoria da Aciap como presidente do Serviço Central de Proteção ao Crédito – SCPC. Com a esposa e sócia, Vera Lúcia Rosário, ele inaugurou a Móveis Tijucas em 1980, e atualmente possui três lojas em que trabalham 25 funcionários. “Acredito que conseguimos crescer junto com o desenvolvimento de São José dos Pinhais, e com muita determinação e colaboração dos funcionários, pois passamos por diferentes planos econômicos”, disse o empresário.

Empreendedorismo na locação de trajes para festas
A Nilma Noivas é a mais conhecida loja de confecção e locação de trajes para casamentos e eventos da Região Metropolitana de Curitiba. Em agosto a Nilma Noivas completa 24 anos de atividade, e há um ano a empresa iniciou a implantação de um novo modelo de gestão, incluindo a formação de Plano de Cargos e Salários.
Segundo a gerente geral Beti Canalli, a Nilma Noivas é uma empresa familiar e conta com muitos funcionários de vários anos de trabalho. “Somos uma empresa onde a minha mãe, Ana Woitchk e o meu irmão, Marcos Woitchk, cuidam da parte administrativa, e para crescermos ainda mais nesta prestação de serviço tão especial, que é a área de casamentos e eventos, buscamos uma assessoria empresarial e a implantação do plano de crescimento profissional”, disse Beti Canalli.

Dados econômicos voltados ao comércio de São José dos Pinhais
Segundo pesquisa do Sebrae Paraná de 2005, 74% do público consumidor da cidade é formado por mulheres, e a grande maioria possui filhos, sendo 63% destes, adolescentes de até 14 anos.
Com relação à origem das pessoas pesquisadas, 31% são naturais de São José dos Pinhais e 47% moram na cidade há mais de 20 anos. Dos que nasceram em outras cidades, 49% são originários de municípios maiores que São José dos Pinhais.
Entre os segmentos mais procurados e apontados pela pesquisa, como produtos comprados nos últimos 30 dias, destacam-se os ramos de farmácias (86%), roupas (49%), papelaria (48%), material de construção 33%, calçados 32% e presentes 27%.
De acordo com a Secretaria Municipal do Planejamento e Desenvolvimento Econômico, São José dos Pinhais, o terceiro município em arrecadação de ICMS do Estado, é o sétimo em potencial de consumo.


Publicado: Assessoria de Imprensa da ACIAP