Mais de 500 pessoas participaram do I Ciclo de Palestras da Aciap-SJP
28-03-2011 13:49

Explanações com especialistas da área empresarial reuniram na Associação Comercial centenas de universitários, empresários e seus colaboradores de São José dos Pinhais



A Câmara Setorial dos Consultores da Associação Comercial de São José dos Pinhais (Aciap) realizou cinco palestras em cinco dias, com a participação de mais de 500 pessoas, que lotaram o auditório da sede da entidade para assistir explanações de especialistas em software, comunicação empresarial, gestão, tributos e análise de produção.

O presidente da Aciap, Auro de Paula, agradeceu o interesse do público em se capacitar. “Os negócios devem dar lucro, e nestes dias tivemos várias referencias de como ter sucesso econômico”, comentou Auro de Paula. Para o consultor e coordenador da Câmara, Christian Nogarotto, a diversidade dos participantes foi um dos principais objetivos alcançados na iniciativa. “O auditório ficou lotado de universitários, empresários e colaboradores de diferentes empresas, o que mostra o dinamismo do mercado são-joseense”, avaliou Christian Nogarotto.

Para o diretor executivo da Setup Tecnologia da Informação (TI), Marcos Padilha, o uso de softwares e ferramentas de TI abrangem cada vez mais setores empresariais. “Existem aplicações na produção, recursos humanos, administração, enfim, uma ampla gama de desenvolvimento e compra de softwares”, disse o palestrante do dia 21 de março.

Quanto à comunicação empresarial, o consultor organizacional Eloim Biscaia, destacou que somente o bom relacionamento empresarial gera sucesso na comunicação. “Basicamente, se comunicar é se relacionar”, resumiu o psicólogo da Continente Desenvolvimento de Pessoas, que se apresentou dia 22.

O coordenador da Câmara dos Consultores, Christian Nogarotto, foi o palestrante do terceiro dia. “Diferentes segmentos se baseiam nos resultados financeiros como referência do sucesso da produção. A planilha financeira traz muitas informações importantes, mas somente quando elas forem claras e objetivas”, avaliou o consultor empresarial da Christian Nogarotto Administração Empresarial.

O dia 24 de março foi voltado para a área tributária. “No Brasil as leis que regem o sistema tributário são implantadas e em poucas semanas surgem exceções, portanto o trabalho dos profissionais e responsáveis pelo setor é cada vez mais exigente e cuidadoso”, falou Lawrence de Sá, perito e Auditor da Audimax.

O gerente de Engenharia e Processos da Gestamp Paraná, Jorge Michalowski, encerrou a semana com a apresentação do quadro de respostas rápidas. “É um painel muito simples, em que diferentes setores são listados com suas atribuições e os andamentos dos processos de trabalho. Até mesmo um grande cartaz de papelão pode resumir uma análise de produção”, explicou Jorge Michalowski.

Participantes

A maioria dos participantes nos cinco dias do encontro era formada por jovens, incluindo muitos universitários das faculdades FAE SJP e Famec. Também estavam presentes profissionais liberais, como a relações públicas Naiana Xavier Silva. “Uma programação dinâmica com bons palestrantes”, falou Naiana Silva.

Para Juliana Matsumoto, executiva de contas da Soviagem Turismo e Câmbio, a palestra sobre comunicação servirá para rever alguns pontos nas oito unidades da empresa. “Trabalhamos em 35 pessoas, e a comunicação pessoal e empresarial necessita sempre de atualização”, projeta Juliana Matsumoto.

O funcionário da HF Contabilidade, Guilherme Nart, participou com interesse na consultoria contábil. “Como foi exposto na palestra sobre gestão, o contador, além de fazer a contabilidade, pode sugerir mudanças administrativas ao ver a planilha financeira”, comentou Guilherme Nart.


Marcos Rosa Filho – jornalista
Assessoria de Imprensa Aciap

Publicado: Assessoria de Imprensa da ACIAP