Observatório Social chega à São José dos Pinhais com o apoio da Aciap
12-03-2015 16:17

Presente em dezoito estados do país, o Observatório Social (OS) chega à São José dos Pinhais. Em uma assembléia realizada na noite desta terça-feira (10), na Câmara de Vereadores, representantes do OS, da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB Paraná, Aciap São José e membros da comunidade aprovaram a criação da unidade do Observatório no município.
Com o objetivo de monitorar as compras públicas em nível municipal, desde a publicação do edital de licitação até o acompanhamento da entrega do produto ou serviço, o Observatório conta com a participação de voluntários para realizar o trabalho de fiscalização e monitoramento da gestão pública.
O presidente da Aciap São José dos Pinhais, Claudemir Gibrim, destaca que o Observatório irá auxiliar os empresários do município no sentido da transparência nos investimentos feitos aqui.
“Nós precisamos ter mais confiabilidade nisso e temos que provocar essa transparência. Além disso, muito consumo que o municipio tem vem de empresas de fora daqui e o dinheiro dentro da cidade, fomentando o mercado local, gera renda e maior arrecadação. Por isso, temos que segurar o dinheiro dentro da cidade e fazer com que as empresas daqui participem dessas compras públicas”, ressalta Gibrim.
Na ocasião, também foram escolhidos os membros da diretoria do OS em São José dos Pinhais, tendo como presidente do Conselho Administrativo, o também presidente da Subseção da OAB em São José dos Pinhais, Carlos Vanderlei Mühlstedt. Segundo ele, a criação do Observatório Social pode auxiliar na redução de gastos com dinheiro público no município.
“A partir do momento que o Observatório começa a auxiliar a administração pública para que se evite o desperdício de dinheiro em compras ou equipamentos mal distribuidos, isso vai trazer uma grande economia para o município”, esclarece o presidente.
Mühlstedt enfatiza que o apoio da Aciap foi fundamental para o segmento do Observatório.
“A Aciap pode nos ajudar contribuindo e também orientando as empresas para que elas se adequem e participem dos editais, aumentando a concorrência e diminuindo o preço dos produtos adquiridos pela cidade”, conclui.
O destaque do Observatório em São José dos Pinhais é que este será o primeiro no Brasil a contar com um Conselho Jurídico, dando respaldo à organização no tocante a possíveis situações ou decisões que precisem deste segmento.

Para saber mais sobre o Observatório Social, basta acessar o site: http://osbrasil.org.br.

Texto e Foto: Camila Barbieri.

Publicado: Assessoria de Imprensa da ACIAP