Aciap debate os protocolos do setor de eventos com prefeita
26-01-2021 21:09

Diante das restrições impostas pelos decretos vigentes, a Aciap se reuniu com a Prefeita Nina Singer para debater os protocolos de reabertura do setor de eventos de São José dos Pinhais.

Tido como grande vilão, o segmento de eventos é considerado como um dos responsáveis pelo aumento de casos de COVID-19. Porém, passados dez meses desde as primeiras restrições, não existe nenhum estudo que comprove tal veracidade. 

A realidade traz exemplos de diversos estabelecimentos de restaurante e praças de alimentação de shoppings, com aglomerações muito maiores que qualquer empresa especializada em eventos, além do grande número de pessoais que circulam durante todo o período de funcionamento. Em contrapartida, a empresas de eventos possuem uma vantagem não considerada pelas autoridades públicas, que é justamente o controle de acesso nos estabelecimentos. Qualquer evento é contratado para número certo de participantes, sejam em aniversários, casamentos ou qualquer outra festividade. Além disso, é possível rastrear os participantes destes eventos, pois há uma lista de convidados que poderia também agregar informações como documentos pessoais e endereços, cujo controle não é viável aos bares e restaurantes.

Os empresários do setor de eventos estão cientes de suas responsabilidades e podem assumir compromissos com as autoridades públicas, sendo que diversas medidas de proteção poderiam ser empregadas, garantindo assim, a continuidade das atividades. Ressaltamos que diversos trabalhadores estão envolvidos além dos empresários, sendo eles: cozinheiros, garçons, floristas, cerimonialistas, fotógrafos, decoradores, fornecedores de doces e salgados, distribuidores de bebidas, guardadores de carros, dentre outros.

Os empresários também se propõem a restringir a capacidade dos estabelecimentos, com fornecimento de álcool em gel, máscaras e luvas descartáveis, limitação do tempo de duração dos eventos, suspender pista de dança, manutenção do local arejado e outras tantas opções que, mesmo existindo, poderiam manter o funcionamento das empresas e dos empregos.

Diante do exposto, a prefeita Nina Singer se solidarizou com a demanda apresentada e explanou que existe uma possibilidade de liberar os eventos (com algumas restrições) e que já comtempla uma nova minuta do decreto municipal, porém o mesmo será apresentado para todos os prefeitos da região metropolitana, através da Assomec (Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba), que tão logo isso ocorra, e se for de entendimento de todos, ocorrerá sua publicação.

Estavam presentes na reunião, a Prefeita Nina Singer, o Secretário de Governo Thiago Buhrer, Secretária de Saúde Janaína Ferreira Teixeira, o Presidente da Aciap Sidnei Jocemir Nascimento, o Coordenador do Núcleo de Eventos Guilherme Augusto Cruz e os membros do núcleo Leonel Orso, Carlos Albirone Toazza, Luciane de Fátima Bortolan Toazza e Jurandir Pontes.


Fonte: ACIAP - Associação Empresarial de São José dos Pinhais

Publicado: Assessoria de Imprensa da ACIAP