Entrevista com o secretário Amarildo Rosa
07-03-2006 18:59

O secretário Municipal de Esporte e Lazer, Amarildo Rosa, foi o único secretário a continuar na mesma pasta durante a transição da gestão Setim - Meyer. Segundo Amarildo, é uma grande responsabilidade estar à frente de um setor que em 1997 tinha apenas um ginásio de esportes e, atualmente, a cidade dispõe de vários locais e projetos esportivos que atendem centenas de crianças.
Tribuna da Empresa - O senhor está completando o seu décimo ano como secretário. Como se iniciou esta trajetória?
Amarildo Rosa - Nós começamos na área esportiva realizando eventos. Tenho formação em Teologia, pelo Instituto Bíblico das Assembléias de Deus do Paraná, em Curitiba, e durante muitos anos trabalhei como administrador e vendedor nas empresas de confecção da minha família. Na área de eventos conquistamos reconhecimento pela classe empresarial e política, gerando o convite para que eu integrasse o secretariado do ex-prefeito Setim, em janeiro de 1997. Fui um bom vendedor, e continuo sendo, pois hoje vendo idéias e projetos, que sejam interessantes para o município.
TE - Como foi o trabalho para que o município se tornasse uma referência no futebol, basquete e outras modalidades?
AR - Quando assumimos a Secretaria de Esporte e Lazer existia apenas o Ginásio Ney Braga e duas canchas de areia. Ao longo destes anos da administração Setim e Meyer, viabilizamos mais de 60 canchas de areia ou de vôlei, três estádios municipais, sendo o Estádio do Pinhão, o Atílio Bortoloti e o Moacir Tomelim. Construímos sete ginásios, com mais três a serem levantados no Jardim Ipê, Jardim Brasil e Afonso Pena. Fizemos cinco canchas cobertas, além da construção de quatro pistas de skate, na Praça do Verbo Divino, Borda do Campo, Jardim Urano e Jardim Ipê.
Na natação, por meio de uma parceria com a Universidade Católica do Paraná, na Capital, temos atletas treinando e conquistando grandes resultados. Ainda na área educacional temos um acordo com a Secretaria de Estado da Educação, para as aulas de xadrez, e com a iniciativa privada, junto com o SESI São José dos Pinhais, organizamos aulas de judô. No Parque Metropolitano Iguaçu estruturamos uma pista de atletismo que já revelou muitos talentos em nível estadual e nacional, em apenas quatro anos de trabalho. O basquetebol é uma atividade nossa, que começou através de um acordo com a jogadora Hortência, durante três anos, e que rendeu muita experiência e contatos, para a sustentação hoje, de um time masculino na Liga Nacional, o São José dos Pinhais Keltek Basketball PetroCrystal, patrocinado pela empresa Keltek, que está se instalando na cidade. Nesta área o nome de São José dos Pinhais foi projetado para todo o país como campeão feminino de basquete em 2000. Em 1997 tínhamos R$ 1 milhão de orçamento ao ano, e atualmente temos R$ 5 milhões. Agora, que contamos com uma boa estrutura - pois eu desconheço um município paranaense, e quem sabe do Brasil, que tenha investido tanto no esporte - vamos desenvolver o projeto Viva o Esporte, uma novidade, dentro da visão esportiva do prefeito Leopoldo Meyer, de massificação do esporte, a popularização da prática esportiva, não mais priorizando o rendimento, que será uma conseqüência, mas trabalhando no esporte e lazer, transformando o Viva o Esporte num projeto fundamental para a área social.
TE - Esse crescimento deve necessitar maior mão-de-obra?
AR - Nós criamos 15 cargos de coordenadores de modalidade na Prefeitura, aprovados pela Câmara Municipal, para dar uma melhor sustentação para que o Viva o Esporte aconteça. A gente está dando vida e integrando interesses para que os jovens pratiquem esporte. Entre estagiários, contratados e concursados temos hoje 70 pessoas.
TE - No futebol, como foram desenvolvidos os projetos deste esporte de massa?
AR - Sempre investimos, no caso do futebol, nos atletas e competições do amador e do profissional. Quando iniciamos na secretaria, do futebol amador existia apenas quatro clubes, e hoje, com os recursos da Prefeitura liberados para a liga de futebol, são mais de trinta clubes, em campeonatos nas categorias adulto, juniores e Copa São José. No profissional, ano passado ajudamos a criar o São José Futebol Clube, time do qual sou o presidente de honra, e que disputa a série Prata do Campeonato Paranaense. Em 2000, fomos campões da Copa João Havelange - Terceira Divisão (campeonato brasileiro da época), com o Malutron, que trazia no seu uniforme a cidade de São José dos Pinhais. Outra grande novidade é a nossa entrada na área dos esportes náuticos, com a aquisição de um espaço na Planta São Marcos, para a construção do Parque Aquático São José dos Pinhais, tendo uma raia semi oficial, de mil metros, envolta por opções de lazer e esportiva para a comunidade. Incentivando a prática do remo, canoagem, caiaque e outros estilos que possam ter competições na água, até mesmo de jet-ski.
TE - A secretaria também é muito conhecida pelas festas oficiais, como começaram estas festividades?
AR - As festas de São José dos Pinhais reúnem milhares de pessoas, de toda a região metropolitana e cidades vizinhas. Nós temos 153 anos de criação da cidade e nestes últimos oito anos é que foram feitas as maiores festas do município. Era tradicional a Festa do Patronato e das Colônias, organizadas pelas entidades que contavam com o apoio da Prefeitura. A Festa do Pinhão, que acontece em julho, foi desenvolvida para divulgar a cidade, tendo como exemplo a árvore mãe do município, a araucária, mostrando a nossa cultura. Depois criamos a Festa da Cidade, em março, no aniversário do município. A Festa do Trabalhador, em maio, a Festa da Criança, em outubro, e uma grande novidade é que vamos organizar dois grandes eventos neste ano, sendo a Festa Junina de São José dos Pinhais, de 9 a 11 de junho, no Clube Aliança, trazendo o envolvimento comunitário que a antiga Festa do Patronato tinha, e a Festa do Estudante, dia 13 de agosto, no ginásio Ney Braga. Não haverá a Festa do Pinhão 2006, pois nós queremos realizar a décima edição no futuro Centro de Convenções e Eventos da cidade, onde a área ainda está em processo de desapropriação. E nossos eventos são sucesso também devido a participação de diversas secretarias como da Indústria, Comércio e Turismo, Meio Ambiente, Viação e Obras, Agricultura, Cultura, Urbanismo e o Instituto de Desenvolvimento Urbano – IDUF

Foto:O Secretário de Esportes e Lazer Amarildo Rosa há 9 anos trabalha no desenvolvimento esportivo da cidade

Publicado: Assessoria de Imprensa da ACIAP