Envie sua foto para o GuiaSJP

Kids / Natureza

Universo

Nenhuma interação

Uma galáxia é uma enorme massa de estrelas, nebulosas e matéria interestelar. As menores contêm cerca de 100 estrelas, enquanto as maiores contêm 3 trilhões delas. Existem três principais tipos de galáxias: elíptica, que possui uma forma oval; espiral, que tem braços espiralados do centro para o exterior; e irregular, que não possui forma definida. Algumas vezes, a forma de uma galáxia é modificada por uma colisão com outra galáxia. Nós por exemplo estamos cituados numa galáxia chamada Via Láctea.

Via Láctea:

A Via Láctea é o nome dado à fraca faixa de luz que se estende através do céu noturno. Sua luz vêm das estrelas e nebulosas que lá, conhecida como Galáxia Via Láctea ou simplesmente "a Galáxia". A Via Láctea tem a forma de uma espiral. Não podemos observar a forma espiral porque o Sistema Solar está em um dos braços espirais, o braço de Órion. A galáxia é enorme: cerca de 100 mil anos-luz de diâmetro, em comparação, o Sistema Solar parece pequeno, cerca de 12 horas-luz de diâmetro (13 bilhões de quilômetros). Em noites de verão limpas, a Via Láctea pode ser vista da constelação de Sagitário, onde é mais brilhante à constelação do Cisne, a grande cruz do norte. Durante o inverno, é mais vaga e cruza o céu perto de Órion e Cassiopéia. A Via Láctea tem falhas escuras em muitos lugares. Essas falhas são formadas por nuvens de poeira chamadas nebulosas.

O Sistema Solar:

É onde o nosso e vários outros planetas se localizam junto com o Sol, asteróides, cometas e  corpos celestes. Os planetas conhecidos que fazem parte do nosso sistema são: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão.

Planetas:

Os Planetas são corpos celestes cuja massa não é suficiente para gerar energia como as estrelas, porém eles orbitam ao redor de uma. No caso do Sistema Solar, os planetas giram ao redor do Sol. Aí vai uma curiosidade: Como sabemos ao olhar para o céu o que é um planeta ou uma estrela? É fácil. A primeira delas é que os planetas não cintilam (não ficam “piscando”). Mas se mesmo assim você ainda tiver dúvidas se é ou não um planeta fixe algumas referências utilizando as estrelas ao seu redor, de preferência faça um desenho assinalando o objeto a ser observado e objetos de referência, e observe por uns vinte ou vinte e cinco dias. Se este objeto mudar de posição em relação às referências, certamente esse objeto será um planeta.

Cometas:
Os cometas são os objetos celestes que mais deram origem a temores e superstições no passado e hoje despertam enorme curiosidade. Os cometas são às vezes chamados de "bolas de neve suja" ou "pelotas de barro congelado". Eles são uma mistura de gelos (água e gases congelados) e poeira mas mesmo assim são “invisíveis” e só podem ser realmente vistos quando suas órbitas passam perto do Sol para que assim eles a reflitam e tornen-se “visíveis”.

Asteróides:
Asteróides são objetos rochosos e metálicos que orbitam o Sol mas são pequenos demais para serem considerados planetas. São conhecidos por planetas menores.Os asteróides que estão numa rota de colisão com a Terra são chamados meteoróides. Quando um meteoróide atinge a nossa atmosfera em alta velocidade, a fricção provoca a incineração desta porção de matéria espacial, provocando um raio de luz conhecido por meteóro. Se um meteoróide não arde completamente, o que resta atinge a superfície da Terra e é chamado um meteorito.

A ÚLTIMA NOVIDADE DO UNIVERSO:

Uma das mais recentes e fascinantes é a forte suspeita de que existam muitos sistemas planetários girando em torno de estrelas parecidas com o Sol.

Uma das primeiras estrelas com essas características fica na região da constelação de Andrômeda.

Essa estrela possui massa um pouco maior que o Sol e em sua órbita giram pelo menos três planetas.

Veja mais Natureza